Atendimento na Atenção Básica reduz demanda em hospital de Canavieiras
A reativação do programa de atendimento médico e ambulatorial no interior do município vem reduzindo, consideravelmente, a procura pelo atendimento no Hospital Municipal Régis Pacheco. Desde que o programa começou, em 13 de setembro deste ano, já foram prestados 249 atendimentos médicos, 96 consultas de enfermagem, 31 exames ginecológicos preventivos, seis consultas de pré-natal e distribuição de medicamentos.
Nesse período, foram contempladas as comunidades de Ouricana, Hermelândia, Perelândia, Pedra Alta, Pimenteira, Estreito, Era Nova, Juerana e Campinhos. Antes, os moradores dessas comunidades eram obrigados a se deslocar até a sede do município para buscar atendimento médico ambulatorial nos postos de saúde ou no hospital.
Paralelamente ao programa de atendimento ambulatorial no interior do município, outras ações foram implantadas pela Secretaria da Saúde, a exemplo do restabelecimento das atividades nos postos de saúde, que se encontravam desativados. Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, a situação era de caos e foi necessário montar um programa de reestruturação de curto prazo, no sentido de restabelecer os serviços.
Explica a secretária Roberta Barros, que o Governo da Reconstrução encontrou problemas como profissionais descredenciados, inclusive na área de atendimento pediátrico, deficiência nos equipamentos e ausência total de insumos. “Partido do princípio de que com a Atenção Básica bem estruturada poderíamos resolver cerca de 80% dos nossos problemas, partimos para a implantação desses projetos, o que vem produzindo resultados positivos”, concluiu.